Como é enfrentar a quimioterapia

    Olá pessoas, bom como de todo sempre eu aqui depois de muito tempo sem postar. Desta vez tenho um motivo para o meu sumiço, como nas postagens anteriores você pode ver que eu passei por uma cirurgia em junho onde eu retirei todos os órgãos reprodutores onde foi de grande tristeza para mim e que ainda posso dizer que não superei esse meu luto ainda. Sei que vai demorar um tempo não sei quanto tempo mas estou tentando evitar de pensar mas tem dias que a dor bate tanto que é inevitável de não chora. 

    Bom agora depois dessa intro toda, logo que passou todo o processo de repouso que foram longos 60 dias eu comecei o tratamento das quimioterapias, minha medica me deu um tratamento de 6 seções a cada 21 dias. Meu câncer de ovário era nível 3 médio. Como foi cada quimio...

    Bom a primeira eu não tive nem uma reação, foi tudo tranquilo eu sai fiz mercado, passeios ao ar livre dias normais. Mas assim que fiz a segunda as coisas começaram a mudar, tive falta de apetite no 3° dia onde tive que me reinventar e buscar alimentos que me dessem vontade de comer. Nesses dias que eu ficava com os efeitos eu repassava os alimentos na cabeça para ver qual me agradava, acabei fazendo uma massa cozida aioli. Mas logo no dia seguinte nem isso quis tive que comer somente a massa cozida com sal. Como funcionou no meu corpo os efeitos, bom eu sempre fazia em uma quarta-feira então eu passava quinta bem, sexta pelo fim da tarde iniciava-se alguns sintomas como um gosto ruim na boca e uma fadiga, mas no sábado o bicho pegava o gosto ruim era bem mais forte, sem vontade de comer nada ate mesmo agua não gostava de beber e isso é o principal para eliminar as toxinas do tratamento, uma fadiga enorme de querer ficar só deitada na cama, algumas vezes batia a tristeza e querer chorar. Teve algumas vezes que comecei a sentir dores nas juntas como dos dedos das mãos e atrás dos joelhos principalmente do lado esquerdo era onde eu mais sentia os efeitos. Coisas que agradeço em não ter passado é pelo vomito que deve ser muito horrível, mas também não tive diarreia, dores extremas nos músculos que vejo relatos de pessoas que sentem muito essa reação. Eu tive bastante é prisão de ventre, isso durava o tempo das reações que para mim foram de 7 dias contando desde o dia da aplicação. Tive em algumas seções que uma única vez tive uma forte dor de cabeça na madrugada onde tive de levantar para tomar medicamento. Bom gente vou listar os efeitos abaixo e logo a seguir alimentos que consegui comer e alimentos que se deve evitar de comer.


 Reações Quimioterapia:

-Gosto ruim do medicamento na boca

-Tristeza

-Malemolência no corpo

-Falta de apetite

-Dor no braço (medicamento colocado na mão dói muito, peçam para furar no braço que você nem sente dor)

-Gengivas inchadas (3° e  4° seção)

-Prisão de ventre por 1 semana

-Sem vontade de agua

-Dor nos músculos (como sensação de corpo com febre)

-Irritação

-Feridas na boca (3° e  4°)

-Dor juntas das mãos e joelho

-Algumas feridas na pele (dedos do pé)

-Dor de cabeça na madrugada (5°)

-Sensação de formigamento na ponta dos dedos

-Dormência  na boca como fim de anestesia de dente (6°)

-Sono

-Pavor a coisas doces em GERAL


Alimentos que comi durante as reações:

-Massa cozida aioli

-Massa cozida com sal

-Cachorro quente feito em casa

-Caldo de feijão

-Biscoita agua e sal com maionese

-Pão

-Pipoca

-Mamão

-Morango

-Laranja (com moderação)

-Tomate

-Alface (somente nas 2 primeiras quimio)

-Bala de menta ou mentol para aliviar o gosto ruim na boca


Alimentos a evitar ou consumo moderado:

-Limão (bom para enjoo, mas pode causar feridas na boca)

-Laranja (evitar muito acidas pelas feridas que podem surgir)

-Refrigerantes


Sugestões para beber água:

-Gelo

-Gengibre

-Gotas de limão


    Bom minhas pessoas espero que meu relato te ajude nesse momento, daqui uns dias venho contar como foi em sentido a emoções e como venho me mantendo firme nessa fase louca que foi tudo isso, desde o descobrimento até os dias atuais.

💋

👉 Outras redes sociais (click aqui)

Postar um comentário

0 Comentários